6 dicas simples para evitar doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são um problema de saúde preocupante na sociedade contemporânea. De acordo com um levantamento recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardíacas são a principal causa de morte em todo o mundo, responsáveis por cerca de sete milhões de óbitos por ano.
Entre os fatores ligados ao aparecimento dessas doenças estão o estresse, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares.
Felizmente, a prevenção é o tratamento mais eficaz. Neste post, vamos mostrar como você pode se proteger e adotar atitudes saudáveis sem mudar radicalmente sua rotina, melhorando humor e qualidade de vida.
Confira:
1. Adote uma alimentação balanceada
Uma alimentação saudável e sem excesso de gorduras, sal e sódio é fundamental para controlar a pressão arterial e o mau colesterol. Para começar, tente reduzir carne vermelha e incluir mais peixe, frango e verdura no cardápio do almoço e da janta. Para o lanche da manhã ou da tarde, frutas são sempre uma boa pedida. Se preferir, você pode procure um nutricionista para te ajudar a montar um cardápio que seja saudável e não tire o seu apetite!
2. Diga não ao sedentarismo
A prática de esportes e atividades físicas é um complemento importante à dica anterior. Combinadas com a alimentação adequada, as atividades físicas vão te ajudar a equilibrar o peso corporal e reduzir em até 14% o risco de doenças cardíacas. O ideal é dedicar pelo menos 30 minutos para atividades físicas, 5 dias por semana. Mas se você não curte academia ou esportes, pode optar por outras modalidades de atividades físicas, como ioga, pilates ou dança. Encontre a que mais combina com você!
3. Pare de fumar agora
Se você já pensou em parar de fumar alguma vez, mas acabou voltando atrás, pense novamente. O tabagismo afeta diretamente os vasos sanguíneos do coração e do cérebro e aumenta o risco de ataques cardíacos, aneurismas e outras doenças. Para largar o vício, é bom evitar outros hábitos associados ao cigarro, como bebidas alcoólicas e café. Beber água também ajuda a evitar recaídas.
4. Beba bastante água
E já que falamos nela, vamos reforçar: beba bastante água, regularmente. Além de deixar seu corpo hidratado, a água também tem a função de regular a pressão sanguínea, fazendo com que o sangue flua mais facilmente e diminuindo o risco de doenças cardíacas. Sem falar nos inúmeros outros benefícios que a água traz para o corpo, como o equilíbrio corporal e a hidratação da pele, unhas e cabelos. Lembre-se: para se manter saudável, beba em média cinco copos ou 2 litros por dia.
5. Fuja do estresse
O estresse pode provocar o aumento da pressão sanguínea, hipertensão arterial e outros fatores de risco que levam ao aparecimento de doenças cardiovasculares como arritmia, infarto, entre outras. Para não dar essa chance ao azar, programe a sua rotina de modo que possa contar com momentos de calmaria durante o dia, para poder desacelerar e respirar fundo antes de enfrentar novos desafios. Você pode preencher esse momento lendo um bom livro, ouvindo música ou simplesmente meditando um pouco.
6. Faça check-ups regulares
Contar com um acompanhamento médico é necessário para complementar todas as dicas anteriores. Consulte um cardiologista ou um clínico geral pelo menos uma vez a cada seis meses para realizar medição da pressão arterial e exames de sangue para verificar o açúcar e o colesterol. Se preferir, procure também um nutricionista e um endocrinologista para te ajudar a implantar hábitos saudáveis em sua rotina.
Tem mais alguma dica para se prevenir contra doenças cardiovasculares? Conta pra gente nos comentários!