Beleza da mulher madura: por que os 50 são os novos 30?
Já notou como a internet e as capas de revistas vêm exibindo, com mais frequência, a beleza da mulher madura? Essas imagens são apenas o reflexo da vida real, em que os 50 anos se tornam os novos 30.
Isso porque, nos nossos tempos, uma mulher de 50 anos é completamente diferente daquela que tinha essa idade nas décadas de 1950 ou 1960. Ativa, muitas vezes trabalha fora, é independente financeiramente, viaja, tem sonhos, objetivos e um longo caminho pela frente. Afinal, a expectativa de vida aumentou de uma maneira bem expressiva.
Não acredita? Então vem que a gente vai te contar, em mais detalhes, as razões pelas quais os 50 são os novos 30.
Por que a publicidade aposta na beleza da mulher madura?
De uns tempos para cá, a publicidade vem apostando em mulheres mais maduras em suas campanhas. Marcas nacionais e internacionais estão associando seus produtos a famosas que tenham nascido, pelo menos, até o ano de 1968.
Uma das razões pode ser a necessidade desse novo público de se sentir mais representado de alguma forma. Sejam nas roupas, nos calçados e nos acessórios que as atrizes usam, e não apenas encontrar nas lojas aquela peça “de velhinha”. Porque essas mulheres, de 30 e de 50, já se igualam no quesito moda.
Para você entender o que estamos falando, a atriz Julia Roberts, de 47 anos, estrelou recentemente para a marca francesa de cosméticos Givenchy. Do mesmo segmento, a empresa americana Nars trabalhou uma campanha com a atriz britânica Charlotte Rampling, de 68 anos.
Outra empresa do ramo que tem apostado no charme e na beleza da mulher madura é a L’Oreal Paris, que traz em suas publicidades atrizes como Susan Sarandon e Julianne Moore, ambas quase perto dos 60.
No Brasil, algumas empresas também mostram mulheres mais experientes em suas propagandas. Você deve se lembrar da Luiza Brunet nas revistas da Avon, por exemplo.
Ah, e como não comentar sobre a Carmen Dell’Orefice, que até entrou para o Guinness Book como a modelo mais velha do mundo na ativa. Aos 84 anos, Carmen continuava posando para marcas e jamais escondeu as cirurgias plásticas que já fez.
Afinal, por que os 50 anos são os novos 30?
Existem diversas razões para os 50 serem os novos 30 e uma delas está diretamente ligada a hábitos mais saudáveis, que consequentemente influenciaram no avanço da expectativa de vida. Se hoje vivemos mais, significa que uma pessoa atualmente com 90 equivale a uma de 70 em tempos atrás, a de 80 com 50 e por aí vai.
Veja a seguir alguns outros motivos que justifiquem toda essa transformação.
O mundo avançou
Claro que uma boa genética conta bastante. Só que os avanços da vida moderna garantiram ainda mais a nossa qualidade de vida. Entre eles:
- o saneamento básico e moradias estão mais adequadas;
- as vacinas são capazes de nos imunizar contra doenças durante uma vida toda;
- há mais acesso à saúde, com a possibilidades de fazermos exames de rotina e prevenir doenças, como o câncer de mama;
- os remédios são mais acessíveis para o controle de diversas doenças crônicas como o diabetes, o colesterol e pressão alta;
- há mais programas e projetos destinados a prática de exercícios físicos para pessoas com mais idade.
As pessoas continuam ativas
Com a saúde em dia, ou, pelo menos, controlada, sobra tempo para curtir mais a vida. Ou continuar trabalhando, o que costuma ser a atividade principal de muita gente na casa dos 50.
Um levantamento do Ibope, por exemplo, mostrou o número de empregados nessa faixa etária cresceu entre os anos 2003 e 2012. E passou de 65% para 72%.
Para esse público, estar na ativa significa ter dignidade e a sensação de que ainda são bem-vindos no mercado profissional. Em algumas profissões, são até mais valorizados justamente pela experiência que adquiriam ao longo do tempo.
Há mais tratamentos e cosméticos à disposição
Também é verdade que a aparência física conta muito para esse público, especialmente para as mulheres, que estão cada vez mais dispostas a se cuidarem. Sorte a delas que têm um arsenal de tratamentos e cosméticos à disposição.
Tudo bem que a gente entende que muitas são felizes com a idade que têm e a vida que levam. Não são reféns de um padrão de beleza, tampouco querem competir com a jovem de 30. Elas querem apenas se cuidar, emagrecer com saúde e estar bem consigo mesmas.
Para essas mulheres, talvez assim como você, existem boas maneiras de se cuidar sem perder tempo com paradigmas impostos pela sociedade. Veja algumas dicas:
- use protetor solar todos os dias para prevenir o envelhecimento precoce da pele, manchas e até um câncer, e ainda inibir o aparecimento de rugas;
- faça esfoliação no corpo pelo menos uma vez por semana, o que ajuda a eliminar a grande quantidade de células mortas que surgem com o passar do tempo;
- aposte em adesivos antissinais, que são práticos e fáceis de serem aplicados para suavizar marcas e linhas de expressão;
- na maquiagem, invista em bons corretivos para disfarçar manchas e olheiras, e um blush, que traz frescor ao rosto.
Tranformações…
Apesar das transformações do mundo e da revolução da indústria de cosméticos, aceitar o próprio corpo e entender que o tempo passou é um dos melhores caminhos para ser feliz, não é mesmo?
Mulheres que chegaram ou já passaram dos 50 anos revelaram, em depoimentos, que estão no auge da vida física e emocional. Muitas afirmam que o tempo trouxe tranquilidade, segurança e liberdade de escolhas, de fazer o que se quer e na hora em que deseja. A ansiedade da juventude ficou para trás, e hoje conseguem curtir a família e os amigos com mais satisfação.
Em geral, elas reconhecem as limitações físicas, mas sentem o vigor de uma jovem. Só que com um extra: somam, agora, a experiência que só a idade consegue trazer. E acreditam que é aí que mora o segredo da beleza da mulher madura. Sabe aquela história que é a cabeça quem manda no corpo? É desse jeitinho que a mulher de 50 anos segue parecendo uma de 30.
Gostou do conteúdo? Aproveite e aprenda um pouco mais sobre os cuidados ideais para as mulheres de 50 anos. Até a próxima!
7 de maio de 2019 às 12:46
No Brasil essa representatividade da mulher dos 50 no mercado, em propagandas e em tudo está muito atrasada em relação aos países ocidentais mais desenvolvidos… Muito aquém a visibilidade desse público que como você tão bem descreveu, tem um potencial enorme.
17 de abril de 2020 às 12:04
Ficamos felizes que tenha gostado!