Conheça os benefícios e aprenda como fazer massagem facial
Nada mais gostoso e revigorante que uma boa massagem, não é mesmo? Com a correria do dia a dia, nossos músculos sofrem, tensionando e causando dores. Com certeza você logo pensou em uma massagem na região dos ombros e costas! Mas, que tal uma incrível e relaxante massagem facial?
Parece que, ao falarmos da face, lembramos apenas dos cuidados com a pele e esquecemos que essa região também é composta por músculos que tensionam tanto quanto os outros.
Maxilar, bochecha e sobrancelhas são as partes que mais sentirão os efeitos de uma boa massagem. Quer saber quais os benefícios, além de aprender como fazer massagem facial? Então, continue lendo que vamos contar tudo para você!
Por que massagear o rosto?
Como falamos acima, os músculos do rosto também acumulam tensões. Massagear da forma correta alivia e relaxa os músculos, trazendo bem-estar e muitos benefícios para a pele.
A musculatura da face, com o passar do tempo e ao fazermos certos movimentos de forma repetitiva — sorrir, por exemplo —, forma vincos, que são, nada mais, nada menos, que as temidas rugas.
Ao massagear essa área, você consegue fazer com que a musculatura relaxe e não forme novos sulcos na pele. E mais, se realizada com frequência, a técnica pode até amenizar a expressão pesada e cansada que algumas pessoas carregam devido ao stress.
Quais os benefícios e vantagens da massagem facial?
Além de evitar o surgimento de rugas, a técnica proporciona diversos outros benefícios que atuam diariamente no nosso organismo. Quer saber quais são? Temos certeza de que você vai se surpreender. Acompanhe!
Melhora o fluxo sanguíneo da pele
Um dos principais efeitos da massagem facial é estimular a circulação sanguínea, tanto em função dos movimentos circulares, quanto dos produtos aplicados. Uma pele com má circulação reflete em manchas e irregularidades que são acentuadas com o passar do tempo, ficando mais difícil de serem tratadas e retiradas.
Dessa forma, com um melhor fluxo sanguíneo, você mantém a saúde vascular e epitelial, garantindo bons resultados com a aplicação de cremes pró-idade e hidratantes faciais.
Tonifica a pele e os músculos
Outro benefício muito presente na técnica é a tonificação da pele e dos músculos faciais. Ao relaxar musculaturas que estão tensionadas, você facilita a sua regeneração, deixando-a mais forte e, por consequência, menos flácida.
Esse pequeno hábito diário complementa a limpeza, auxiliando na remoção de células mortas. Assim, você devolve o pH natural da pele e elimina as toxinas e resíduos que ficaram acumulados nos poros.
Estimula a elasticidade natural da pele
Você lembra que comentamos sobre a importância da massagem para o estímulo da circulação sanguínea e seus benefícios para a pele? Acontece que, além de evitar o surgimento de manchas e irregularidades, os movimentos circulares e os produtos utilizados também estimulam a produção natural de colágeno.
Essa proteína é fundamental para garantir a elasticidade e o sustento da derme, combatendo a flacidez. Com isso, você proporciona uma pele hidratada e garante um envelhecimento saudável e de qualidade.
Ameniza olheiras e linhas de expressão
A pele do rosto é mais sensível que outras partes do corpo, sobretudo na região dos olhos. Por isso, lançar mão de técnicas que fortalecem o órgão e diminuem a ação do tempo é fundamental para qualquer pessoa.
A massagem facial, então, ao tonificar os músculos, relaxar os tecidos e aliviar o estresse e a ansiedade, combate naturalmente as olheiras e linhas de expressão, favorecendo a melhora da autoestima e autoconfiança.
E mais, se você sofre constantemente com as bolsas embaixo dos olhos, é possível utilizar produtos específicos, como o óleo de coco e o chá de camomila, para finalizar a massagem e proporcionar um momento mais profundo de relaxamento e tratamento.
Alivia dores de cabeça causadas pela tração do maxilar
Uma rotina corrida e altos níveis de estresse podem gerar a tração do maxilar. Esse transtorno pode causar fortes dores de cabeça, assim como desgaste e amolecimento dos dentes nos casos mais graves.
Com isso, o músculo da mandíbula fica tensionado com mais facilidade, favorecendo o envelhecimento precoce da pele. No entanto, como você já deve ter percebido, a massagem facial diminui os níveis de estresse, fortalece a musculatura e, portanto, alivia as dores causadas pela tração.
E mais, para auxiliar no tratamento e potencializar os resultados, você pode realizar a massagem antes de dormir para garantir uma boa noite de sono e evitar o bruxismo.
Rejuvenesce a pele com uma técnica diferenciada
A pele é o maior órgão que nós temos no corpo, ficando constantemente exposta aos agentes externos e sendo muito sensível ao toque e técnicas de massagem. Ao longo do dia, ela incha naturalmente para eliminar as toxinas vindas da poluição, falta de hidratação, má alimentação e exposição ao sol.
Todos esses fatores influenciam diretamente na sua qualidade e saúde e, por isso, devem ser tratados com cuidado. Uma excelente forma de amenizar o aparecimento de sinais de envelhecimento, o aspecto de cansaço e o inchaço, assim como auxiliar o corpo a eliminar as toxinas com facilidade, é investir na massagem facial rejuvenescedora.
Essa técnica apresenta alguns movimentos diferenciados que, com toques leves, proporcionam uma melhoria notável na derme. Assim como a massagem tradicional — que explicaremos como fazer a seguir! — a rejuvenescedora também estimula a circulação sanguínea e a produção de colágeno, trabalhando a elasticidade da pele e diminuindo as linhas de expressão.
Ainda, a técnica é capaz de desintoxicar as glândulas sebáceas, combatendo a acne e a oleosidade excessiva da pele, assim como potencializa a oxigenação dos tecidos, deixando-o mais firme e viscoso.
Como realizar essa técnica?
Para realizá-la, basta iniciar com movimentos rápidos e suaves no pescoço — de 6 a 10 vezes — de cima para baixo, utilizando as pontas dos dedos ao alternar as mãos. Depois, suba para o queixo e, ainda com as pontas dos dedos, desenhe o maxilar, fazendo movimentos com mais pressão da boca até a orelha, alternando os lados.
Assim que concluir essa etapa, posicione o dedo médio no canto interno dos olhos, pressionando levemente a região por 20 segundos para descongestionar e, em seguida, massageie a sobrancelha com os polegares e indicadores.
Lembre-se, também, de realizar movimentos alternados com os indicadores na testa, isto é, enquanto um dedo vai para cima, o outro para baixo, enrugando levemente a testa para ativar a circulação. O indicado é aplicar os movimentos por 30 segundos.
Por fim, apoie o polegar perto da pálpebra inferior e puxe os dedos para cima, estimulando a região das bochechas e elevando as maçãs do rosto. Aqui, você pode aplicar um pouco de pressão para potencializar os movimentos.
Você deve estar querendo saber como conseguir todos esses benefícios, não é mesmo? É exatamente sobre isso que vamos falar no próximo tópico. Acompanhe!
Como fazer uma massagem facial profissional?
Antes de mais nada, você deve estar se perguntando: “posso aproveitar e usar aquele meu creme pró-idade?”. Por mais tentador que pareça unir dois benefícios em um, é melhor usar o creme só no final, ok?
Isso porque eles podem ser bastante gordurosos, aquecer de acordo com os movimentos e nem surtirem tanto efeito assim. Por isso, o recomendado é que se use óleos vegetais de acordo com o seu tipo de pele, que hidratam e conseguem atingir as camadas profundas da cútis, restaurando-a por completo!
Além disso, você pode realizá-la em diferentes momentos, tanto pela manhã quanto pela noite, desde que esteja pelo menos uma vez na sua rotina de cuidados semanais para garantir excelentes resultados.
Antes de começar, você precisa limpar a pele com uma loção facial de limpeza. Com o rosto limpo, pingue uma gotinha de óleo na ponta dos dedos e esfregue-os para aquecer. Ah, e não esqueça de usar uma faixa para segurar o cabelo, ou ele pode atrapalhar o processo. Vamos começar?
Relaxamento facial
Esfregue as mãos para produzir calor e coloque-as sobre o rosto. Inspire e expire profundamente, tente se concentrar no aquecimento provocado pelas mãos nos tecidos do rosto. Use a ponta dos dedos para fazer movimentos circulares, do queixo até a testa.
Lembre-se de que esse momento é especial, voltado para o seu cuidado e conexão com o seu corpo. Aproveite para descansar e esquecer da sua rotina.
Dica especial: a massagem deve ser feita sempre com movimentos para cima — exceto a técnica rejuvenescedora —, de forma firme e delicada você deve “levantar” a pele. Os movimentos circulares são essenciais para amenizar e evitar o surgimento de novas rugas.
Olhos
Com o dedo anelar, faça uma leve pressão e movimentos de dentro para fora, ou seja, do nariz em direção às laterais do rosto. Você deve inspirar profundamente e expirar cada vez que aplicar pressão. Essa massagem estimula a circulação sanguínea da área, diminuindo o inchaço, a expressão de cansaço e amenizando rugas.
Mandíbula
Ao finalizar a região dos olhos, é hora de dar atenção à mandíbula. Agora, o movimento deve ser um pouco mais firme, afinal, você não quer apenas massagear para oxigenar a pele, mas sim, aliviar as tensões que essa musculatura acumula. Usando a lateral do dedo indicador e o polegar, faça um movimento de sucção, sempre na direção de dentro para fora.
Na área entre mandíbula e bochecha, você deve aplicar rápidos e leves beliscões na pele para fazer o sangue circular.
Têmporas
Esse é um dos lugares mais gostosos de massagear, pois a sensação de relaxamento e bem-estar é instantânea. Entre as sobrancelhas, deslize seus dedos como se fizesse um T na testa. Em seguida, posicione seus dedos com as pontas de frente umas para as outras, exceto as dos polegares. As pontas dos seus dedos mindinhos devem ficar ligeiramente acima das sobrancelhas.
Aplique a pressão que julgar confortável e afaste os dedos, levando cada mão do centro da testa para a lateral do rosto.
Aproveite esse movimento para substituir as pontas dos dedos pelos polegares, descendo das têmporas até o queixo. Mantenha os polegares no queixo e, com as pontas dos outros dedos, alise as bochechas. Faça esse movimento entre 5 e 10 vezes.
Para finalizar essa região, coloque os dedos indicadores cerca de 1 centímetro acima das sobrancelhas e pressione a cabeça contra os dedos — nunca ao contrário! —, inspire e expire lentamente por 30 segundos. Após esse tempo, substitua os indicadores pelos polegares e faça a mesma coisa: respire lentamente e mantenha a pressão por 30 segundos.
Boca
Essa é a região mais fácil de massagear! A técnica consiste em mover os músculos da boca em todos os sentidos possíveis e aplicar leves beliscões no lábio.
Pescoço
Ignorar o pescoço é um erro que muitas pessoas cometem ao realizar seus cuidados diários. Mas ele não pode ficar de fora! E é claro que tem uma técnica para trazer todos os benefícios da massagem facial para essa área.
Lembra do movimento de sucção, utilizando a lateral do dedo indicador e a ponta do polegar que aplicamos na mandíbula? É exatamente a mesma coisa! Aplique esses movimentos em todo o pescoço para estimular a elasticidade natural da pele.
Para finalizar a massagem, você deve repetir os movimentos de forma mais delicada, reduzindo a pressão gradativamente, em todo o rosto e pescoço. E, agora sim, pode finalizar com um hidratante ou o seu creme pró-idade favorito. Aplique em movimentos circulares, sempre!
Quais produtos utilizar?
Uma massagem profissional envolve dois aspectos fundamentais: movimentos precisos e bem-feitos, e produtos de qualidade, que tragam os nutrientes principais para cada região do corpo, assim como facilitam os movimentos.
Para o rosto, procure optar por cremes compostos pelas vitaminas A e E, colágeno e elastina, finalizando a massagem com a aplicação de óleo de coco ou de amêndoas. Afinal, esses componentes têm ativos intensos que proporcionam uma pele saudável.
Ainda, é possível lançar mão de instrumentos, aparelhos e cristais que auxiliam a ativação dos produtos e a realização dos movimentos de drenagem. Os rolos de cristais são os mais eficientes, já que a superfície lisa e a facilidade de manuseio proporcionam melhores resultados na pele.
Para quem a massagem é indicada?
Outro benefício muito interessante da massagem facial é que ela pode ser realizada por qualquer pessoa, de qualquer idade. Por ser uma técnica não agressiva, que fortalece e melhora a qualidade da derme, ela é indicada para combater diversos problemas, como acnes, oleosidade e ressecamento, assim como manter o tecido rejuvenescido.
O ideal é começar o quanto antes para evitar o envelhecimento precoce e diminuir o surgimento das rugas e linhas de expressão, afinal, embora seja um excelente tratamento de beleza, os sinais do envelhecimento aparecem de forma natural.
Você percebe como a massagem facial é uma forma supereconômica de manter a pele em dia e o seu bem-estar nas alturas? Lembre-se de realizá-la uma vez por semana, com duração de vinte minutos cada sessão, utilizando produtos de qualidade e fazendo movimentos precisos.
Quer conferir outras dicas para retardar o envelhecimento da pele? Confira o Infográfico Gratuito que preparamos para te ajudar com isso.
E então, gostou do nosso artigo? Se você conhece amigas que gostariam de ler este conteúdo nas redes sociais, compartilhe este post e ajude-as a se manterem saudáveis também!
27 de fevereiro de 2020 às 15:36
Tenho recebido nos últimos meses massagens faciais com certa regularidade. Tenho notado uma boa melhora no aspecto da minha pele, tornando menos ressecada e mais maleável. É notório como uma massagem facial pode trazer tantos benefícios. Parabéns pelo artigo. Extremamente esclarecedor.
28 de fevereiro de 2020 às 11:30
Massagear o rosto é ótimo para trazer de volta aquele aspecto sedoso natural da pele. Adorei o artigo. Depois que comecei a fazer massagens, senti que as impurezas foram gradualmente sendo eliminadas e comecei a me sentir muito melhor.
3 de março de 2020 às 10:11
A massagem facial é uma maravilha. Desde que comecei a receber massagens com frequência, estou percebendo que estou com a pele muito mais sedosa e com melhor elasticidade. Ajuda muito também na suavização dos contornos e o resultado tem sido muito satisfatório. Adorei as informações do artigo, muito esclarecedoras.