Você realmente sabe o que é o empoderamento feminino?

Você realmente sabe o que é o empoderamento feminino?

Empoderamento. Essa palavra tão grande tem aparecido cada vez mais na sua vida, já percebeu? Nas conversas, no seu feed nas redes sociais, na mídia, enfim, o debate sobre o empoderamento tem ganhado espaço e não é à toa que essa foi a palavra mais pesquisada nos dicionários em 2016.

E se ela parece enorme na escrita e na fala, é maior ainda no seu significado! E claro que como todo conceito novo na sociedade, ainda há muita distorção sobre o que é o empoderamento feminino de verdade. E você? Sabe do que se trata? Se ainda tem dúvidas, acompanhe este post que ele vai contar tudo o que você precisa saber!

Afinal de contas, o que é o empoderamento feminino?

Empoderar, nada mais é que dar poder. É um movimento de tomada de consciência feminina, que busca incluir cada vez mais mulheres na luta por direitos, como a igualdade de salários entre os gêneros, por exemplo.

O educador brasileiro Paulo Freire foi o primeiro no país a traduzir o termo “empowerment”, definindo-o como “a capacidade do indivíduo realizar, por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer”.

Em um país como o Brasil, onde a cada duas horas uma mulher morre vítima de feminicídio, o debate sobre o empoderamento é urgente. E esse poder se reflete em diferentes aspectos da sua vida:

Pessoal

Quantas vezes você vestiu uma roupa que não a agradava apenas para estar “de acordo” com o local que estava repleto de homens? Ou então, deixou de usar aquele batom vermelho poderoso, pois achava que “não tem mais idade para isso”? Ou passou horas e horas alisando o cabelo porque essa é a “tendência”?

Lembra que falamos que o termo ainda causa confusão? Isso é ainda mais evidente quando falamos de tomar para si o poder sobre o próprio corpo, uma vez que ainda há quem brade aos quatro ventos que empoderamento se trata de recusar a depilação ou a maquiagem. Mas não é nada disso: é sobre mostrar que você tem escolhas. Escolheu se depilar? Ótimo! Percebeu que quer aposentar a cera ou a lâmina e deixar os pelos ao natural? Bom também!

O poder está em fazer o que você faz porque você quer, não porque é mais bonito ou mais convencional para a sociedade.

Social

O empoderamento feminino também é necessário para provocar mudanças sociais e políticas. Um exemplo são as cotas para mulheres no Legislativo, que têm o objetivo de aumentar o poder de decisão feminino nas pautas, uma vez que, mesmo sendo a maioria da população, as mulheres ocupam menos de 10% dos cargos políticos no país.

Socialmente, campanhas como Chega de Fiu Fiu e o Movimento Vamos Juntas acendem o debate do empoderamento feminino nas ruas, discutindo temas como assédio e sororidade, criando espaços para que mulheres possam relatar suas experiências e encontrar apoio. Ao tocar nesses assuntos, esses projetos provocam uma profunda discussão sobre o que é papel e construção social da figura da mulher e como nos submetemos — mesmo sem saber — a eles.

Econômico

Se até em Hollywood a diferença de salários existe, imagine só no “mundo real”! Não é raro encontrar histórias de mulheres que exercem a mesma função que um colega e recebem (muito!) menos que ele. O empoderamento feminino também abrange a questão econômica, lutando por mais mulheres nos cargos de gestão e chefia de empresas e equiparação salarial entre os membros da equipe.

Quais são os princípios do empoderamento feminino?

O debate a respeito do empoderamento, embora há pouco popularizado no Brasil, já vem sendo observado de perto há bastante tempo. Em 2010, a Organização das Nações Unidas criou a ONU Mulheres com o objetivo de fortalecer e unir mulheres do mundo todo em prol da igualdade de gêneros. Em colaboração com o Pacto Global das Nações Unidas, determinou sete princípios do empoderamento feminino. São eles:

  • estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;
  • tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;
  • garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
  • promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;​
  • apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento delas por meio das cadeias de suprimentos e marketing;
  • promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
  • medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.​

O documento com os princípios do empoderamento já consta com 150 empresas signatárias brasileiras — 33 aderiram apenas em 2017 e se comprometeram a seguir os tópicos para a promoção de igualdade de gênero.

Quais os impactos do empoderamento feminino na sociedade?

Definitivamente, uma sociedade mais justa. Empoderar mulheres e meninas é uma forma de garantir que elas tenham plena consciência das suas vontades, do seu valor e das suas lutas. É inegável que vivemos em uma sociedade diferente para homens e mulheres e, por isso, dar voz à parcela feminina da população e garantir que sejam ouvidas, ajuda a construir um mundo mais igualitário e menos violento.

Qual a idade certa para se empoderar?

A sua! Não existe idade para tomar consciência do próprio poder pessoal e, embora seja muito mais fácil encontrarmos pessoas mais jovens envolvidas com esse movimento, as mulheres acima dos 40 anos também têm mudado muito sua perspectiva de mundo.

Para muitas mulheres ainda é difícil se livrar de padrões impostos e nos quais viveram a sua vida toda, mas cada pequena desconstrução diária já é uma forma de empoderamento. Não se deixar levar por estigmas da idade, por exemplo, já é uma ótima maneira de tomar para você a narrativa da sua vida. Quem disse que após os 40 anos as roupas devem ser outras? Ou a maquiagem deve ser mais leve? Ou que é necessário aparentar, pelo menos, 5 anos a menos? Quem deve dizer é você e a sua vontade!

Apesar das distorções que ainda existem sobre o que é o empoderamento feminino, é inegável que seu debate já trouxe muitos avanços para as mulheres. E manter esse conceito em alta por meio das suas ações — sejam elas virtuais ou no seu dia a dia —ajuda a garantir que todas essas conquistas sejam continuadas por uma geração de mulheres incríveis que vem por aí!

E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre empoderamento? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossos posts em primeira mão!

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da beleza?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

Pop Up Image

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da beleza?

Se inscreva aqui!X