Fases do envelhecimento saudável da pele: conheça o processo!
O amadurecimento da pele é um fenômeno natural que não pode ser freado, principalmente com o avançar da idade. No entanto, outros fatores como hormônios, poluição, uso de substâncias nocivas à saúde, estresse etc. podem comprometer o envelhecimento saudável, tornando-o precoce.
Assim, é importante conhecer mais sobre o assunto para entender quando se trata de um processo natural ou precoce. Afinal, você pode adiar o desgaste da pele, mas não se pode fugir a vida toda.
Pensando nisso, preparamos este post para falar sobre envelhecimento saudável, de que maneira ocorre, quais os principais tratamentos e outras informações relevantes. Continue a leitura e fique por dentro!
Quais são as fases de envelhecimento saudável da pele?
O processo de envelhecer está associado a diversos fatores e pode ser dividido em três fases. Conheça melhor cada uma!
Menor luminosidade e surgimento de linhas de expressão
A partir dos 25 anos, ocorre a diminuição do colágeno, proteína encontrada naturalmente no organismo e responsável pela sustentação do corpo. Devido à menor produção dessa substância, a pele tende a perder gradativamente a firmeza e a sustentação.
Consequentemente, surgem as principais linhas finas e de expressão, por causa da menor firmeza dérmica. Além disso, é possível ocorrer mudanças no relevo e a irregularidade no tom de pele.
Rugas intensas e maior perda da firmeza
Passado o tempo, com a menor produção colagênica, as rugas ficam mais profundas. Isso porque passa a haver menos flacidez e o desgaste da elastina, proteína estrutural complementar ao colágeno.
Diminuição do contorno facial e da densidade
Essa é a fase em que o colágeno e a elastina têm produções ainda menores no organismo. Logo, os sinais envolvem ressecamento da pele, relaxamento cutâneo, alteração do contorno facial e perda da densidade.
Quais são as principais causas do envelhecimento da pele?
Conforme mencionado, existem fatores externos e internos por trás do envelhecimento da pele, como:
- renovação celular, processo natural que se torna cada vez menos frequente com o passar dos anos;
- queda dos hormônios, como estrogênio, que afeta a elasticidade e a espessura da pele;
- ação dos músculos faciais, devido à maior exigência de movimentos e trejeitos, que estimula a formação de linhas de expressão;
- oxidação, processo influenciado pelo estresse, poluição, excesso de álcool, tabagismo e demais hábitos que comprometem as células saudáveis do DNA.
Como tratar o envelhecimento da pele?
Apesar de ser um processo natural, é possível adiá-lo e diminuir as consequências da ação do tempo. Para isso, é interessante conhecer os diferentes tratamentos que podem ajudar, como:
- peeling químico, caseiro ou feito em clínica médica;
- laser fracionado;
- luz intensa pulsada a laser;
- toxinas e preenchimentos;
- adesivos rejuvenescedores.
Esses procedimentos têm benefícios que podem ajudar a garantir o envelhecimento saudável e adiar a sua aceleração. Assim, para melhores resultados, conte sempre com produtos de qualidade, preferencialmente os mais acessíveis e menos invasivos, como os adesivos rejuvenescedores. Estes promovem hidratação da pele, fecha poros abertos e dilatados, sendo dermatologicamente testado e com aprovação da ANVISA.
Sabia que existe uma linha de produtos rejuvenescedores da Supérbia voltados para essas finalidades? Na coleção, você encontra adesivos de silicones para rejuvenescimento das mãos, para prevenir rugas no colo e muito mais!