Como tirar maquiagem sem erros: saiba aqui!
Constantemente lemos e aprendemos sobre a importância de cuidar da pele durante a remoção da maquiagem, já que o acúmulo de impurezas pode facilitar o desenvolvimento de cravos e espinhas, estimular a produção de oleosidade e obstruir os poros naturais. Mas, afinal, você sabe como tirar maquiagem corretamente?
Existem passos fundamentais que facilitam a remoção, deixando a sua pele saudável e bem hidratada antes de dormir. Por isso, desenvolvemos este artigo com as melhores dicas para você garantir bons cuidados com a sua beleza e aprender, de uma vez por todas, como tirar maquiagem. Confira!
Realize uma pré-remoção
Normalmente, quando retiramos a maquiagem sem fazer uma pré-remoção, gastamos muito demaquilante e levamos mais tempo do que o necessário para realizar a limpeza de pele.
A fim de evitar que isso aconteça, antes de aplicar o removedor no rosto, procure tirar o excesso de maquiagem com um lenço umedecido, de preferência hipoalergênico e testado dermatologicamente. Assim, você favorece a higiene e a limpeza da pele, além de prepará-la para o demaquilante.
Ainda, essa pequena atitude diminui a oleosidade da derme ao mesmo tempo que reduz a quantidade de demaquilante gasto e economiza seu tempo de limpeza, tornando seu momento de autocuidado prático e eficaz.
Conheça seu tipo de pele
Uma das atitudes fundamentais em relação a qualquer atividade de autocuidado corporal é conhecer o seu tipo de pele. Desde a escolha do hidratante ideal até a compra do melhor demaquilante, identificar se a sua pele é seca, oleosa ou mista é um passo fundamental para garantir que os produtos certos serão utilizados, evitando complicações.
Por isso, separamos abaixo todos os tipos de acordo com as características hidrolipídicas para você reconhecer o seu e começar a sua limpeza. Confira!
- pele normal: não tem textura seca nem oleosa, apresenta brilho moderado e poros imperceptíveis;
- pele oleosa seborreica: é espessa e com muita oleosidade. Por isso, é brilhante e tem poros visíveis;
- pele oleosa desidratada: assim como a seborreica, tem excesso de oleosidade e brilho, com poros perceptíveis. No entanto, apresenta tendência à descamação e à vermelhidão;
- pele oleosa com retenção de sebo: é brilhante e desenvolve facilmente espinhas e cravos, com poros perceptíveis;
- pele seca: tende a formar rugas e descamações com facilidade, sendo caracterizada pela falta de nutrientes e óleos naturais;
- pele mista: apresenta oleosidade na zona T — testa, nariz e queixo —, sendo seca nas outras regiões.
Para identificar a sua, analise profundamente a pele, observando se há sinais de descamação, brilho ou poros aparentes, comparando com a lista acima. Ainda, é possível contar com a ajuda de um dermatologista para ter uma reposta clara e encontrar o cosmético ideal com mais facilidade.
Utilize os produtos certos
Agora que você já sabe qual é o seu tipo de pele, está na hora de encontrar os produtos certos para você utilizar na sua rotina de limpeza facial. Afinal, para remover a maquiagem corretamente é preciso lançar mão de produtos de qualidade que realizam a sua tarefa de forma prática e efetiva, não é mesmo?
Atualmente, existem diversos cosméticos que você pode aplicar para remover a maquiagem com facilidade. Para agilizar a sua escolha, listamos os três melhores abaixo.
Demaquilante
Você com certeza já ouviu falar do demaquilante, certo? Ele é muito eficaz e garante uma alta remoção da make. Para escolher o ideal, o correto é identificar o mais indicado para o seu tipo de pele.
Por exemplo, se você tem a cútis seca, aposte no demaquilante em creme. Assim, você garante uma boa remoção e, de quebra, mantém a derme hidratada. Agora, se a tendência é acumular oleosidade, o ideal é evitar os produtos cremosos e investir em cosméticos à base d’água e livres de álcool, efetuando uma boa limpeza após a remoção.
Além disso, é preciso ter uma atenção especial para a região dos olhos durante a aplicação do demaquilante. Isso porque os rímeis são mais difíceis de sair, causando problemas graves quando não eliminados, como queda dos cílios, infecções e alergias oculares. E mais, essa é uma das áreas mais sensíveis do corpo, por isso, tome cuidado!
Para garantir bons resultados, utilize um algodão para aplicar nos cílios, realizando movimentos leves e delicados de cima para baixo. Ainda, você pode utilizar um gel removedor específico para os olhos, assegurando mais segurança e qualidade durante a limpeza de pele.
Água micelar
Muito conhecida, a água micelar é um produto de alta qualidade para a higienização do rosto como um todo. Isso porque ela foi desenvolvida para que as micelas — partículas polares e apolares presentes na água — se acoplem com facilidade nas impurezas da derme, intensificando a higienização.
Dessa forma, elas penetram na pele por meio dos poros, retirando qualquer sujeira acumulada. Isso tudo sem conter álcool, parabenos e conservantes que danificam a sua saúde.
Quando utilizada para retirar a maquiagem, a água micelar é altamente eficaz e pode ser empregada em todas as peles. O ideal é aplicá-la com algodões suaves e realizar movimentos circulares durante a remoção.
Algodões removedores de maquiagem
Para quem não tem tempo de tirar a maquiagem, o ideal é investir em produtos práticos e fáceis de carregar para os lugares. Uma ótima alternativa são os algodões removedores, que já são produzidos com demaquilantes, prontos para uso.
Nesses casos, aplique-os por toda a área maquiada e depois lave o rosto rapidamente com o sabonete específico para seu tipo de pele, retirando qualquer resquício da make e do demaquilante.
No dia seguinte, procure realizar uma limpeza facial profunda, para realmente deixar a pele renovada e livre de qualquer produto maléfico, ok? Assim, você mantém sua cútis jovem e saudável.
Lave bem o rosto
No início deste artigo explicamos que se a maquiagem não for bem removida, as chances de desenvolver espinhas e cravos e acumular impurezas é grande. Afinal, os resquícios de cosméticos são capazes de obstruir os poros, favorecendo a produção de sebo e, por consequência, a irritação da pele.
No entanto, não basta somente aplicar o demaquilante e dormir, é imprescindível a limpeza correta do rosto para eliminar qualquer substância danosa que possa ter ficado para trás.
Para isso, procure lavar o rosto com o sabonete ideal para seu tipo de pele, utilizando água na temperatura ambiente ou fria, cobrindo toda a região com movimentos circulares e tomando cuidado para a espuma não entrar em contato com os olhos.
Saber como tirar maquiagem é fundamental para garantir uma pele saudável e bem cuidada. Lembre-se de realizar uma pré-remoção, utilizar o produto certo de acordo com o seu tipo de pele, fazer uma boa limpeza e, para concluir, hidratar a derme com o seu cosmético favorito.
E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para continuar a sua leitura e conhecer um pouco mais sobre os cuidados com a pele utilizando o óleo de rosa mosqueta!
1 Comentário