Cicatriz de acne: entenda como amenizar essas marcas
Quem preza pela saúde e aparência da pele sabe que poucas coisas são mais temidas que as espinhas. Elas incomodam muito quando estão ali, e causam ainda mais incômodo quando deixam marcas.
Afinal, as cicatrizes de acne podem durar para sempre se você não procurar o tratamento adequado. E isso afeta profundamente a autoestima, pois em muitos casos, nem mesmo a maquiagem consegue camuflar os sinais.
E ao contrário do que muitas pessoas imaginam, elas não surgem apenas na adolescência. Aliás, podem aparecer até mesmo na fase adulta. Se você também sofre com esse problema, não deixe de acompanhar o post até o final para saber quais são os melhores tratamentos.
Quais são os tipos de cicatrizes de acne?
Normalmente, as cicatrizes de acne são causadas pelo não tratamento do problema. Ou, ainda, surgem quando esprememos as espinhas. A propósito, é importante reforçar que você jamais deve tentar espremê-las, pois isso só irá piorar o processo inflamatório e aumentará muito as chances de ficar com marcas.
Assim como há diversas profundidades e tamanhos de espinhas, também há diferentes tipos de cicatrizes deixadas pela acne. São elas:
· hipertróficas — cicatrizes hipertróficas são elevadas e geram bastante desconforto estético, principalmente as chamadas cicatrizes de ponte, que é quando duas cicatrizes se unem fazendo um caminho de fibrose;
· atróficas — são aquelas que causam depressões ou buracos na pele. Há duas formas: as distensíveis, que somem quando esticamos a pele, e as não distensíveis, que ficam aparentes mesmo com a movimentação da derme;
· distróficas — são irregulares e sem limites definidos. Ou seja, podem ter formatos e tamanhos diferentes.
Vale a pena ressaltar que uma mesma pessoa pode apresentar um ou mais tipos de cicatrizes, dependendo do grau de acne que apresenta.
Quais são os melhores tratamentos para cicatriz de acne?
Como dissemos, há mais de um tipo de cicatriz de acne. Sendo assim, também há mais de um tipo de tratamento, que deve ser indicado de acordo com o grau das marcas. A seguir, conheça os principais.
Peeling químico
O peeling químico consiste na aplicação de ácido na pele com o objetivo que ela descame e, assim, nasça uma nova camada de pele, normalmente mais lisa, uniforme, sem manchas ou marcas.
É um tratamento bastante potente e que normalmente surte efeito até nos casos mais graves. No entanto, deve ser feito apenas com profissionais especializados. Outro ponto importante é que sua recuperação é lenta, visto que a pele demora alguns dias para descamar completamente e mais um período para se renovar. Nesse tempo, é preciso tomar os cuidados indicados pelo profissional.
Dermoabrasão
Para esse tratamento é utilizado um aparelho que contém cristais de óxido de alumínio ou ponteiras de diamante que “lixam” a pele. Assim, a pele é renovada e estimula a produção de colágeno e fibroblastos, dando mais sustentação e firmeza à pele, além de deixá-la mais lisa e tonificada.
Outro ponto importante é que após esse procedimento, a pele tem mais capacidade de absorver os produtos aplicados, potencializando os resultados.
Fitas ou placas de silicone
Se você quer optar por um tratamento não invasivo e que não exija um período de recuperação, a solução é utilizar fitas ou placas de silicone. Basta aplicá-las sobre a pele durante a noite. Feitas em silicone grau médico, elas suavizam a coloração vermelha da lesão, impedem a formação de cicatriz hipertrófica e são capazes de neutralizar a cicatriz sem a necessidade de outro procedimento, dependendo da sua frequência de uso e do grau da cicatriz.
Portanto, há meios eficazes para tratar cicatriz de acne. Nós entendemos que é um problema que afeta profundamente a autoestima, principalmente porque o rosto é o nosso cartão de visitas. Então, não deixe de procurar o procedimento mais adequado.
Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Então, siga nossa página nas redes sociais e acompanhe nossas publicações. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.