Low poo: conheça a técnica que está fazendo a cabeça das cacheadas

Low poo: conheça a técnica que está fazendo a cabeça das cacheadas

Você já ouviu falar de low poo? Essa técnica, que vem ganhando cada dia mais adeptas, tem como premissa diminuir o uso do shampoo (low significa pouco e poo vem de shampoo).

Criado por Lorraine Massey, autora do livro voltado para mulheres de cabelo cacheado Curly Girl: The Handbook, o low poo busca fazer uma limpeza adequada, mantendo a hidratação do cabelo. O cabelo cacheado é muito beneficiado pela técnica porque eles são os que têm maior tendência a ficarem ressecados, por crescerem em espiral. Apesar disso, qualquer pessoa pode usar o método.

Eliminando o sulfato do shampoo

A maior parte dos shampoos comuns apresentam sulfatos em seus ingredientes, para garantir uma limpeza mais profunda dos fios. Os sulfatos são responsáveis por abrir as cutículas dos fios e retirar todas as impurezas e sujeiras. O problema é que com isso, eles também retiram a hidratação, os nutrientes e os óleos naturais que ali se encontram, o que faz com que o cabelo fique ressecado.

O que o low poo propõe é que o shampoo comum seja substituído por um shampoo sem sulfato, com menos ingredientes agressivos. Esses produtos, em geral, fazem menos espuma, mas isso não significa que a limpeza não aconteça.

Muitas marcas de shampoo já se especializaram em produtos sem sulfato e costumam colocar essa informação destacada em seus rótulos. Se você quiser conferir, é só olhar os ingredientes e procurar as palavras “sulfate” ou “sulfonate” (sozinhas ou compostas). Se você não encontrá-las, pode usar o produto tranquilamente, porque ele é liberado para low poo.

Derivados do petróleo nunca mais!

Shampoos sem sulfato conseguem limpar o cabelo, livrando-o dos silicones, o problema é que ele não consegue retirar dos fios os derivados do petróleo, que estão presentes em muitos condicionadores e cremes hidratantes. Os petrolatos formam uma espécie de camada que envolve os fios e podem deixá-los com um aspecto mais macio, mas na verdade eles estão apenas mascarando os danos causados aos cabelos.

Essa camada, quando vai se acumulando, pode chegar a uma espessura que impede que os tratamentos feitos nos cabelos tenham efeito porque os ingredientes não conseguem chegar nos fios.

creme-anti-idade

O low poo então propõe também eliminar todos os produtos que apresentam derivados do petróleo em sua composição. Novamente, isso costuma ser destacado nos rótulos, mas aqui vai uma lista dos ingredientes que devem ser evitados: óleo mineral; parafina líquida; isoparafina; petrolato; vaselina; dodecano; isododecane; alcano e hydrogenated polyisobutene.

A questão dos parabenos

Parabenos são ingredientes que estão presentes em vários produtos de higiene e cuidado pessoal como loções, desodorantes, cremes para cabelo e hidratantes e servem como conservantes.

Eles não são proibidos no low poo, mas como alguns estudos, que ainda não foram comprovados, associam-nos a alguns tipos de câncer, muitas pessoas têm evitado usá-los. Muitas marcas já largaram na frente e buscam substituí-los por conservantes naturais em seus produtos, colocando essa informação destacada no rótulo.

Como começar

O primeiro passo para começar o low poo é higienizando todos os seus objetos para cabelo como pentes, escovas, presilhas e afins, para retirar todos os resíduos de qualquer ingrediente proibidos.

Você ainda deverá lavar o cabelo uma última vez com um shampoo com sulfato (mas sem petrolatos) para retirar todos os resquícios de derivados de petróleo dos seus fios. Depois disso, é normal que o seu cabelo fique com um aspecto ressecado, pois os danos mascarados pelos condicionadores comuns vão aparecer.

Depois da adaptação, você vai perceber como o seu cabelo vai ganhar mais forma e ficar mais hidratado com o low poo. É interessante também montar um cronograma capilar para dar aquela reforçada na saúde dos seus fios.

Quer saber como fazer o seu cronograma capilar? Já escrevemos um artigo aqui no blog, confira!

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da beleza?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

Pop Up Image

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da beleza?

Se inscreva aqui!X