Entenda como a noite de sono influencia na qualidade da pele
Com certeza você já ouviu falar do sono da beleza, não é mesmo? Não é à toa que há anos as mulheres tratam o descanso como um ritual para ficar ainda mais bonita. A verdade é que dormir influencia diretamente na qualidade da pele e isso já foi comprovado cientificamente, sabia? Pois é!
No entanto, não basta fazer a Bela Adormecida e achar que está tudo certo. O modo como dormimos também é fundamental para deixar a pele viçosa e jovial, já que se feito de maneira incorreta pode causar as temidas sleep lines. Você conhece esse termo?
Bom, se ainda não sabe o que é isso, fique tranquila porque já explicaremos neste post. Então continue a leitura e confira como melhorar a qualidade da pele!
O que é uma pele saudável?
Um dos maiores desejos entre as mulheres é ter uma cútis de dar inveja de tão perfeita, não é? Daquelas que não precisa de muita maquiagem para disfarçar as imperfeições. Por falar nisso, você sabe identificar uma pele verdadeiramente saudável?
Se a trata com carinho, faz a limpeza diária com os produtos específicos para o seu tipo de pele, usa protetor solar de fator adequado, passa cremes e loções indicadas, bebe água o suficiente, se alimenta equilibradamente, pratica atividades físicas, dorme bem e não tem hábitos ruins — como o tabagismo e o alcoolismo —, então, provavelmente, você a tem.
Algumas características da boa qualidade da pele são o toque macio e aveludado, elasticidade, luminosidade, firmeza e textura e tom uniformes. Agora, se a cútis apresenta aspecto ressecado ou oleosidade excessiva, poros dilatados, hiperpigmentação, textura irregular e falta de luminosidade, aí tem algo de errado na forma em que cuida dela. Aliás, como estão as suas noites de sono?
O que a ciência diz sobre a influência do sono na qualidade da pele?
Tão importante quanto os cosméticos que utilizamos é a maneira que relacionamos o sono à qualidade da pele. De nada adianta passar cremes pró-idade se não nos preocupamos em dormir bem — e a ciência comprova isso.
Um trabalho realizado na University Hospitals Case Medical Center, nos Estados Unidos, concluiu que poucas horas de sono — ou até mesmo um mau descanso — aceleram a formação de rugas e aumentam a quantidade de manchas na cútis. Como se isso não bastasse, ainda diminuem a capacidade do organismo de recuperar a pele das agressões externas, como poluição, poeira e raios solares.
Esse estudo avaliou a condição da pele de 60 mulheres de 30 a 49 anos. A metade delas que tinha uma má qualidade de sono apresentou mais rugas, manchas e maior flacidez do que a outra que dormia bem. Além disso, a pele da turma do bom sono mostrou habilidade 30% maior de reter a hidratação. É ou não um ótimo motivo para cuidar das suas noites de descanso?
Por que o sono é tão bom para a pele?
É enquanto dormimos que o nosso corpo faz a renovação e a regeneração celular, além de recompor as energias e equilibrar as suas funções. Tudo isso é essencial para manter uma pele saudável.
Imagine que à noite, entre as 22 horas e as 2 horas da manhã, o organismo libera um hormônio chamado melatonina que é capaz de combater os radicais livres — compostos que causam envelhecimento precoce. Se você dorme tarde, pouco ou de forma ruim, sua pele não pode contar com essa proteção, não é mesmo?
Outro ponto é que deitar melhora a circulação sanguínea no rosto. Dessa maneira, chegam mais nutrientes e oxigênio nessa área, o que ajuda na recuperação das células e na hidratação. Viu como dormir faz bem?
Afinal, o que são as sleep lines?
Está curiosa para entender o que são as sleep lines? Pois saiba que elas nada mais são do que linhas e rugas no rosto causadas pelo jeito que dormimos. É isso mesmo! Lembra que falamos que não se pode tirar a soneca de qualquer maneira? Então!
Quem nunca reparou que o rosto parece “amassado” ao acordar? Isso acontece por dormirmos na mesma posição por muito tempo, seja de bruços ou de lado. Com o tempo, esse hábito é prejudicial para a boa aparência da pele, já que forma vincos nela.
Com a diminuição da elasticidade da cútis a partir dos 30 anos, essa pressão sobre ela vira linhas de expressão e rugas: as terríveis sleep lines. E a situação é ainda pior para quem dorme mais de um lado do que do outro.
Como prevenir as rugas do sono?
A boa notícia sobre as sleep lines é que é possível evita-las — e o melhor: de maneiras simples. Quer saber o que fazer para prevenir essas inimigas do rosto lisinho? Continue a leitura!
Mantenha a pele hidratada
A hidratação da pele é essencial para manter a sua elasticidade. Além de beber bastante líquido, você deve usar cosméticos que atuam na reposição de água na cútis. O ácido hialurônico, por exemplo, é uma substância encontrada na nossa pele e que tem essa função. Por isso, procure produtos que tenham esse elemento em sua formulação.
Durma como uma princesa
Pegue o exemplo das princesas da Disney e durma plena deitada de barriga para cima. Dessa maneira, seu rosto não recebe pressão e, consequentemente, você não terá problemas com as sleep lines.
Use placas de silicone
Você já ouviu falar nos adesivos antissinais feitos de silicone grau médico? Esses pads atuam na hidratação da região para diminuir a profundidade das rugas e deixar a pele mais lisa em poucas horas, como um efeito Cinderela.
Porém, se o que você quer é um efeito duradouro, basta utilizá-los diariamente. Quanto mais usar, melhor será o resultado. Além disso, o material utilizado nesse produto não agride a pele e, por isso, a única contraindicação é para pessoas que têm alergia ao silicone.
Como você pode perceber, os fatores que influenciam na qualidade da pele são vários e incluem: alimentação, prática regular de atividades físicas, ingestão de água e estilo de vida. Entre os mais importantes também está o bom sono, que favorece a regeneração celular e, assim, promove uma cútis mais saudável.
E aí, gostou do assunto do post? Ficou interessada nos pads? Então conheça agora mesmo os Adesivos Antissinais da Supérbia. Eles são práticos de usar e facilitam ainda mais a sua rotina de beleza!