Rugas estáticas e dinâmicas: entenda a diferença e como tratá-las
Com o passar do tempo, é normal a pele passar pelo processo de envelhecimento. Linhas finas de expressão e rugas surgem para todos. No entanto, há hábitos bem simples para atrasar o surgimento desses sinais. Além disso, hoje em dia há um grande leque de opções de tratamento tanto para preveni-las quanto para tratá-las.
Mas você sabia que há mais de um tipo de rugas? Saber identificá-las é essencial para escolher o procedimento mais adequado para amenizá-las, bem como para evitar que elas apareçam. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente até o fim do post!
Quais são os tipos de rugas?
Em geral, as rugas surgem pela carência de colágeno em nosso organismo ou pelo excesso de movimentos repetitivos. Basicamente, podemos classificar essas marcas em dois tipos: rugas estáticas e rugas dinâmicas. A seguir, entenda melhor cada uma delas.
Rugas estáticas
São aquelas que consideramos permanentes. Ou seja, mesmo quando não fazemos nenhum movimento, elas ficam bem aparentes. Por esse motivo, geralmente são mais profundas.
Elas surgem pelo processo natural do envelhecimento da pele. Porém, há fatores que aceleram o surgimento, como exposição solar intensa, má alimentação, poluição, tabagismo, entre outros.
As áreas mais afetadas são a bochecha (o conhecido “bigode chinês”) e ao redor da boca e dos olhos.
Rugas dinâmicas
São aquelas linhas que se formam pela contração muscular, isto é, pela repetição de movimentos de expressão, como sorrir, se assustar ou arqueara as sobrancelhas. Como os músculos estão ligados diretamente à pele, a movimentação repetida provoca o surgimento desses sinais que, com o passar do tempo, podem se tornar permanentes.
Então, normalmente elas só são visíveis quando fazemos movimentamos os músculos para fazer alguma expressão. As regiões onde as rugas dinâmicas surgem com mais frequência são a glabela, testa e ao redor dos olhos (os famosos “pés de galinha”).
Como evitar o surgimento precoce das rugas?
O envelhecimento da pele é um processo normal. Contudo, alguns hábitos evitam que os sinais apareçam de forma precoce. A seguir, confira quais são os principais.
Adote uma dieta rica em antioxidantes
Os antioxidantes são substâncias que inibem a ação dos radicais livres no organismo. Desse modo, combatem o envelhecimento precoce. Por esse motivo, é fundamental ter uma dieta rica em alimentos como:
- açafrão ou cúrcuma;
- aveia;
- azeite de oliva;
- frutas cítricas, como laranja, tangerina, limão e goiaba;
- frutas vermelhas, como amora, morango e uva;
- linhaça;
- melão;
- mamão;
- abacaxi;
- peixes, como salmão, atum, arenque e sardinha;
- brócolis;
- açaí.
Proteja a pele dos raios solares
A exposição excessiva ao sol é um dos maiores causadores do surgimento não só de manchas como também de rugas e linhas de expressão. Sendo assim, é extremamente importante que você crie o hábito de utilizar sempre um bom protetor solar, mesmo nos dias nublados. Afinal, até nesses dias há radiação solar e a incidência de raios UVA e UVB.
Mantenha a pele bem hidratada
Uma pele ressecada tende a ficar opaca, áspera, sem brilho e sem elasticidade. Assim, as linhas e rugas surgem com mais facilidade. Para evitar o aparecimento, o ideal é manter a pele sempre bem hidratada.
Uma excelente dica é optar por um primer hidratante com ácido hialurônico, pois esse componente é essencial para hidratar a pele e, ainda, ajuda a preencher as linhas finas. Para potencializar os resultados, não deixe de utilizar adesivos de silicone. Enquanto hidratam a pele, eles têm o poder de tratar as rugas. Basta utilizá-los durante a noite, enquanto dorme.
Como você viu, há maneiras bem fáceis de adiar o surgimento e de amenizar as rugas, sejam estáticas ou dinâmicas. Para isso, é preciso manter a disciplina nos hábitos novos e optar sempre por produtos de qualidade.
Gostou do post? Que tal compartilhá-lo nas redes sociais? Assim, você ajudará outras pessoas sobre como diminuir as linhas do rosto!