Botox no rosto: será que é realmente a melhor opção?
Todos os dias, milhares de pessoas no mundo todo buscam tratamentos estéticos e dermatológicos para eliminar ou atenuar as rugas. O Botox no rosto está entre os procedimentos preferidos e mais procurados pelos pacientes. Mas será que essa realmente é a melhor opção para você?
Para responder a essa e outras perguntas, convidamos uma autoridade no assunto, a Dra. Paula Azevedo, médica dermatologista e membro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica. Ficou interessado? Então, continue a leitura.
Vale a pena optar pelo Botox no rosto?
Por ser um procedimento rápido e tranquilo, o Botox se tornou um dos tratamentos mais procurados para eliminar as rugas. “Você pode fazer no intervalo do trabalho e voltar sem que ninguém perceba, e os resultados aparecem rapidamente e com alto índice de satisfação por parte dos pacientes”, afirma a Dra. Paula.
A procura por esse tipo de procedimento é bem heterogênea. Homens, mulheres, jovens e idosos buscam o Botox para diversas finalidades, e a aplicação depende mais da necessidade do que da idade em si. Jovens que apertam os olhos para focar a imagem ou sofrem com fotofobia, por exemplo, tendem a franzir a região entre as sobrancelhas e podem precisar da aplicação mesmo com pouca idade.
No entanto, a Dra. Paula enfatiza que o procedimento nem sempre é o mais indicado. Por se tratar de um medicamento, existem algumas contraindicações básicas. A aplicação não deve ser feita nos seguintes casos:
- pessoas com lesões ativas na pele na região da aplicação, como herpes ou outras infecções;
- gestantes e lactantes;
- portadores de doenças autoimunes, neurológicas e que afetam os músculos;
- alérgicos à proteína do ovo;
- pessoas que façam uso de medicamentos com aminoglicosídeo;
- pessoas com condições clínicas que afetam a coagulação sanguínea.
Além disso, é importante ter em mente que nem sempre o Botox é a melhor opção para todos os tipos de rugas. No caso de rugas antigas, profundas e estáticas e peles envelhecidas, o Botox não é uma alternativa, e o relaxamento dos músculos de sustentação pode agravar o problema de flacidez da pele.
A aplicação excessiva do produto também pode causar reações indesejadas como problemas de paralisia muscular e assimetria da face, além de prejudicar movimentos importantes para a respiração e mastigação.
Dicas para evitar a necessidade do Botox
Assim como qualquer outro tratamento médico, o Botox apresenta contraindicações e, por isso, é importante pensar bem antes de buscar o procedimento. Para quem prefere tratamentos menos invasivos, a dica é buscar soluções alternativas como os adesivos de silicone, e manter uma rotina de cuidados regrada.
Cuidar bem da pele é de extrema importância e pode evitar a necessidade de Botox e plásticas no futuro. A seguir, listamos alguns dos cuidados diários que você deve ter em sua rotina.
Limpeza da pele
A limpeza da pele com um sabonete ou gel de limpeza específico para o rosto deve ser feita diariamente, de manhã e à noite. Isso serve para que seus poros fiquem mais limpos e a pele consiga absorver melhor os dermocosméticos.
Tratamento antioxidante
O uso diário de séruns e cremes com ação antioxidante como a vitamina C, auxilia no combate ao envelhecimento precoce, atuando contra os radicais livres e minimizando os aparecimentos de rugas, linhas de expressão e manchas.
Hidratação
Todos os tipos de pele necessitam de hidratação para alcançar um bom equilíbrio. O hidratante atua como uma proteção para a cútis, retendo a perda de água e garantindo mais viço e maciez.
Proteção solar
A radiação solar é um dos piores vilões para a pele, deixando-a envelhecida, manchada e mais vulnerável ao câncer. Por isso, a utilização do protetor solar é imprescindível, mesmo nos dias nublados.
Importância dos cuidados com a pele
Nossa pele está constantemente exposta à agressões do ambiente como sol, vento, poeira e poluição. Com o tempo, essas agressões degradam o tecido e provocam um empobrecimento da lubrificação e hidratação natural. O resultado dessas deficiências é uma pele mais ressecada, flácida e com sinais de envelhecimento como rugas e manchas.
Manter uma rotina de cuidados, portanto, é fundamental para devolver à cútis todos os nutrientes necessários para que ela se mantenha saudável, bonita e protegida dos agentes externos.
Além dos cuidados diários como o uso de hidratantes e protetor solar, outros bons hábitos também podem restabelecer a beleza da pele. Entre eles: manter uma alimentação saudável, beber bastante água, realizar massagens faciais e utilizar adesivos de silicone.
Adesivos de silicone para rugas e linhas de expressão
Os adesivos de silicone são excelentes aliados em todos os tratamentos para rugas, salienta a Dra. Paula: “Eles funcionam posicionando o tecido adequadamente e mantendo o fator de hidratação natural da pele durante cerca de 8 horas por dia. Isso diminui as marcas de dobras na pele que, muitas vezes, o Botox sozinho não consegue tratar”.
Esses adesivos são placas de silicone cirúrgico que apresentam formatos variados para se ajustar a diversas partes do rosto e corpo. “Gosto do facial, que tem um par de adesivos em meia-lua que podem ser aplicados nas rugas dos olhos ou nos pés de galinha, mas que também podem ser utilizados no bigode chinês e até nos códigos de barras, caso seja necessário. Também gosto dos da área do colo, pois as rugas do sono são de difícil tratamento e tendem a aumentar em profundidade todas as noites”, afirma a dermatologista.
Vantagens dos adesivos de silicone
Os adesivos antissinais oferecem inúmeras vantagens para quem busca uma cútis mais hidratada e jovem. Eles deixam a pele mais esticada e facilitam a chegada da água às camadas da derme, preenchendo os sulcos e deixando uma textura mais lisa. A seguir, listamos os principais benefícios de apostar em sua utilização:
- são práticos de usar e podem ser utilizados em casa ou onde você preferir;
- não precisam de indicação médica;
- são versáteis e podem ser utilizados em diferentes partes do rosto e corpo;
- amenizam rugas finas e linhas de expressão;
- previnem as rugas do sono;
- melhoram a aparência de cicatrizes;
- apresentam boa durabilidade;
- contam com um excelente custo-benefício, podendo ser reutilizados de 20 a 30 vezes.
Entenda melhor:
Adesivos de silicone para quem já fez Botox
Para quem opta pelo Botox, os adesivos de silicone também são excelentes aliados, pois ajudam a manter a hidratação da pele. “Acho que a sinergia da associação sempre tende a ganhar em termos de resultados”, afirma a Dra. Paula Azevedo.
Na hora de adquirir, é importante ficar atento ao tipo de silicone utilizado e sempre preferir opções produzidas em silicone cirúrgico, que apresentam menor potencial alergênico.
O Botox no rosto é um procedimento muito procurado por quem deseja amenizar rugas e linhas de expressão, no entanto, sua aplicação apresenta algumas contraindicações e nem sempre é a solução mais indicada para todos os tipos de rugas. Independentemente da sua decisão, é fundamental manter uma rotina regrada de cuidados com a pele e apostar nos adesivos de silicone antissinais.
Os adesivos da Supérbia são produzidos com silicone grau médico e apresentam grande versatilidade e bom custo-benefício. Acesse nosso site e conheça todas as opções.
Confira outros diferenciais dos Adesivos Antissinais: