5 tratamentos estéticos mais comuns para a pele do rosto
A pele do rosto é muito mais sensível do que a do restante do corpo — se somarmos a isso as impurezas que se acumulam no dia a dia, veremos como se trata de uma região que demanda um pouco mais de atenção. Por esse motivo, os tratamentos estéticos estão sendo muito procurados atualmente.
Mas não é qualquer procedimento ou produto que pode ser utilizado. Cada pessoa tem um tipo de pele, sendo importante respeitá-lo e tratá-lo da melhor forma, em uma rotina de cuidados diários.
Quer conhecer os tratamentos estéticos mais comuns? Continue a leitura e veja qual é o ideal para você!
1. Limpeza de pele
O primeiro tratamento — e o mais importante! — é a limpeza de pele. Pode parecer algo simples, mas é preciso pensar a longo prazo quando falamos em cuidados com o rosto.
Com o acúmulo das sujeiras presentes no ar, a oleosidade da pele aumenta, deixando os poros mais suscetíveis a impurezas. Isso favorece o surgimento de espinhas e cravos, prejudicando sua saúde e autoestima.
Portanto, lembre-se de ter as precauções básicas com a pele, como lavar o rosto todos os dias com o sabonete indicado para você, não dormir com maquiagem, esfoliar a face uma vez na semana e usar produtos específicos com o acompanhamento de um dermatologista. Finalize sempre com um protetor solar.
Caso você queira uma limpeza mais profunda, procure um dermatologista. Durante a sessão — que dura cerca de uma hora —, o médico remove os cravos e as células mortas, além de hidratar bem a face e deixá-la protegida. Vale a pena marcar uma consulta independentemente do seu tipo de pele.
2. Lasers
Outro método bastante comum é o laser. Na verdade, existem diversos tratamentos estéticos que o utilizam, por isso é muito importante que você conheça sua pele e entenda seu objetivo para, assim, encontrar o melhor tipo de laser a ser aplicado.
Para ajudá-lo, reunimos os principais procedimentos a laser abaixo. Confira!
ResurFX
Se você busca o rejuvenescimento da pele e um maior cuidado com as cicatrizes, o ResurFX é o laser mais indicado. Ele é capaz de melhorar as rugas e linhas de expressão, além de aumentar a elasticidade e auxiliar na produção de colágeno.
Sua grande vantagem é a rapidez do tratamento. O tempo de recuperação menor garante uma melhora na textura da pele e o aumento da qualidade de maneira geral.
Spectra
Trata-se de um método muito utilizado contra manchas (tanto do sol quanto melasmas e sardas), além de bastante eficaz para tratar cicatrizes de acne, olheiras, rosácea e hiperpigmentação, pois age no clareamento e rejuvenescimento da pele. Assim como o ResurFX, essa modalidade é rápida e bastante efetiva.
Picosure
Esse tratamento é comum na remoção de tatuagens, mas torna-se muito eficiente quando falamos em suavização de rugas, clareamento de manchas, diminuição da flacidez e cuidados com a cicatriz de acne.
Ele funciona com a emissão de pulsos em picossegundos, combinando luz, calor e impacto. Isso elimina os tecidos lesionados, além de intensificar a produção de colágeno do organismo.
3. Aplicação de ácido hialurônico
Se você sabe um pouco sobre os tratamentos estéticos, com certeza já ouviu falar sobre o ácido hialurônico. Mas, se não conhece ainda, vamos apresentar suas funcionalidades e vantagens.
Todos os seres humanos o produzem naturalmente. Sua função é reter a umidade da pele, o que garante mais firmeza e viço à derme, devolvendo a textura homogênea natural do organismo.
Acontece que, após determinada idade, sua produção é reduzida, podendo gerar o ressecamento e, então, o surgimento de rugas ou linhas de expressão. Para evitar que isso aconteça, existem duas formas de aplicá-lo: por preenchimento ou pelo uso de cremes.
Normalmente, a primeira opção é a mais cara e dolorosa, mas com um resultado muito eficiente. Já a segunda sai mais em conta e mantém a superfície da pele hidratada, melhorando o aspecto das rugas. Mas lembre-se: para que não ocorram imprevistos, é preciso fazer o uso contínuo e com o acompanhamento de um médico qualificado.
4. Botox
O botox é, provavelmente, o procedimento estético mais conhecido, já que é bastante divulgado e procurado na contemporaneidade. O tratamento consiste em aplicar a toxina botulínica no tecido subcutâneo, produzindo, então, um efeito de estiramento da pele.
Trata-se de um método muito eficaz, que requer cerca de três dias após a aplicação para gerar resultados. Capaz de suavizar as rugas dinâmicas — que são formadas pelas linhas de expressão —, o botox traz um resultado natural quando bem manuseado, além de durar por até dez anos.
Só é preciso tomar um cuidado especial durante e após a aplicação. Escolha um bom profissional, que informe todas as vantagens e desvantagens do método, além de fazer avaliações durante as consultas.
Tenha em mente também que a região ficará mais sensível após o tratamento. Por isso, repouse durante a primeira semana e evite ao máximo atividades físicas intensas durante um mês. Assim, sua recuperação será mais rápida e você terá um melhor resultado.
5. Microagulhamento
Assim como os procedimentos com laser, o microagulhamento pode ser usado para diferentes objetivos. Entretanto, a função do método que mais se destaca é trazer um rejuvenescimento natural, já que fecha os poros e devolve o brilho original da pele, além de preencher os espaços onde as rugas aparecem.
Com o uso de agulhas pequenas e finas, esse tipo de tratamento estimula a produção do ácido hialurônico — aquele que ajuda a combater a flacidez! Como consequência, há uma maior regeneração do colágeno e o aumento da produção de elastina, o que torna a pele mais firme.
Quem opta por esse procedimento tem uma pele mais forte e hidratada. Contudo, por ser invasivo, ele deve ser realizado por um profissional qualificado, para que não cause irritações ou lesões, prejudicando sua saúde.
Conforme você já deve ter percebido, fazer tratamentos estéticos sem ter uma rotina de cuidados faciais (que inclui uma boa limpeza com produtos de qualidade) traz apenas resultados a curto prazo. Crie o bom hábito de cuidar da sua pele, assim você terá diversos benefícios e evitará problemas de saúde.
E então, gostou do nosso conteúdo? Quer receber artigos como este na sua caixa de entrada? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma atualização!