Saiba como o guarda-roupa cápsula pode mudar seu estilo
Uma das maiores tendências da moda é o guarda-roupa cápsula. Você já conhece? Desenvolvido para tornar o cotidiano mais prático e sustentável, essa técnica permite criar diversos visuais com poucas peças dentro do armário, otimizando tempo e evitando o consumo impulsivo. Quem adere a esse estilo de vida limita a quantidade de itens que terá em seu armário durante uma estação, criando diferentes combinações com elementos curingas.
Mas, afinal, como montá-lo e garantir um estilo sustentável? Neste artigo, trazemos as principais dicas para você criar um guarda-roupa que combine com a sua rotina e personalidade. Confira!
Conheça o seu estilo de vida
O primeiro passo para criar o seu guarda-roupa cápsula é conhecer o seu cotidiano, as suas preferências e o seu estilo para além da moda. Isso facilita a visualização dos principais itens que irão compor o seu closet.
Por isso, faça uma lista detalhada das principais atividades que você realiza durante o seu dia, partindo dos hábitos matinais até os noturnos. Nesse momento, pense em tudo o que você realiza na semana e visualize todos os seus compromissos semanais para ter uma noção completa dos seus hábitos.
Feito isso, o próximo passo é observar o que você mais gosta na moda. Em outras palavras, analise quais são as peças que mais chamam a sua atenção dentro de uma loja e busque referências e inspirações na internet para conhecer a fundo o seu estilo fashion.
Elabore, ainda, uma pequena lista com os principais termos que você sabe que combina com a sua personalidade. Por exemplo, se as peças neutras e sociais são mais comuns no seu dia a dia, adicionar o estilo clássico na sua lista é fundamental para ter uma noção maior das suas preferências.
Dessa forma, o seu estilo se sobressai e você pode identificar quais são os elementos que deverão permanecer no seu guarda-roupa e quais precisam ir embora. Isso facilita o seu trabalho posterior e incentiva o desapego.
Separe as peças essenciais
A alma do guarda-roupa cápsula é ter peças curingas que combinam entre si e, ainda, que fiquem em harmonia com a estação do ano. Para isso, é preciso selecionar os melhores itens. Isso facilita a organização de cada visual e mantém um estilo de vida sustentável e equilibrado.
O mais indicado para iniciar um armário compacto é escolher cerca de 30 a 40 peças versáteis para utilizar durante a estação, alternando entre roupas e acessórios. Os itens que sobraram podem — e devem! — ser armazenados em outros locais, como em caixas, para não causar poluição visual e confundir você ao longo da arrumação.
Mas acontece que escolher quais serão as roupas utilizadas durante três meses não é uma tarefa fácil. Isso envolve dedicação, desapego e, sobretudo, mudança de pensamento. Por isso, não tenha medo de questionar o porquê de você manter determinada roupa no closet se você não a usa ou não gosta dela.
Isso a mantém motivada para desapegar cada vez mais ou dar uma nova cara para um elemento guardado, sem falar na praticidade gerada e no fortalecimento de um estilo claro e coerente com a sua personalidade.
Após encontrar alguns argumentos para desapegar, é possível escolher quais serão as peças da estação. Abaixo, trazemos algumas dicas pontuais para que isso seja realizado.
Como selecionar roupas e acessórios?
Como comentamos, o número ideal para montar o seu closet é 30 peças. No entanto, muitas vezes precisamos de um elemento a mais durante uma estação, o que faz com que o total varie de acordo com seu estilo e preferências.
Para encontrar a quantidade perfeita, identifique quais categorias você utiliza mais — conferindo na lista que você desenvolveu quando estava reconhecendo o seu estilo — e avalie quantas peças realmente são necessárias para cada uma.
Por exemplo, se no trabalho você precisa utilizar calças sociais e camisas, o ideal é separar um espaço e valores maiores para essas peças. Agora, se você tem um estilo mais neutro, dividir igualmente cada categoria pode ser a alternativa ideal para manter o equilíbrio.
Observe ainda as tonalidades e as estampas mais frequentes na sua rotina e aplique-as nas combinações. A princípio, o ideal é manter cerca de quatro cores diferentes entre as peças, variando a tonalidade e intensidade de acordo com o seu gosto e estação do ano.
De uma maneira geral, você pode trabalhar com 30 peças coringas e adicionar alguns elementos extras durante a combinação dos looks.
Abaixo, separamos o número indicado para cada peça
Lembre que é possível alterar a quantidade de cada um se o equilíbrio for mantido, ok?
- três vestidos;
- duas jaquetas ou moletons;
- três saias;
- três shorts;
- cinco calças;
- cinco casacos;
- quatro camisetas;
- duas camisas;
- três blusas ou blusões.
Você percebe que não listamos as lingeries, itens de atividade física e looks de festas? O indicado é deixá-los de fora da contagem para não diminuir as roupas do dia a dia. No entanto, evite o exagero e procure sempre optar por peças que realmente serão utilizadas.
Por fim, tenha em mente que não existe um padrão determinado para montar o seu closet. Isso quer dizer que se você não gosta de usar vestido, não precisa inclui-lo no seu guarda-roupa. Assim, você libera espaços para itens que realmente serão utilizados e, ainda, mantém o seu estilo coerente com quem você é.
Faça combinações entre as roupas
Ao longo deste artigo frisamos a importância de você selecionar itens que combinam entre si, não é mesmo? Afinal, ter peças que não harmoniosas só dificulta o seu trabalho na hora de se arrumar, sendo que a ideia é trazer praticidade para a rotina corrida.
Uma boa forma de identificar quais serão as peças ideais é montar combinações prévias, visualizando looks diferentes com um só item. Dessa forma, dê preferência aos modelos que fazem boas composições com pelo menos três peças diferentes, para ter bastante versatilidade.
Aqui, não há uma regra fixa, o importante é se sentir bem com as roupas escolhidas e com as combinações feitas, economizando tempo e dinheiro. Para garantir que isso aconteça, é possível trabalhar com uma paleta de cores e optar por elementos que sejam harmoniosos.
Doe ou venda as peças restantes
Agora que as melhores combinações já foram selecionadas, o que fazer com as peças restantes? De início, liste as que mais gosta, separando-as nas caixas, como comentamos.
Em seguida, as que realmente não terão uso podem — e devem! — ser levadas para instituições de caridade e organizações não governamentais para doação. Assim, você desapega e faz a vida de outra pessoa mais feliz.
Ainda, se você está precisando de dinheiro extra, que tal vender alguns itens e fazer o orçamento girar? Hoje existem diversos aplicativos virtuais para divulgar os seus desapegos, desde roupas até acessórios e livros.
Realize trocas entre os itens
É preciso ter em mente que a ideia central do armário compacto é diminuir o consumismo e ser ecologicamente correto. Dessa forma, o ideal é evitar a compra de novos produtos e manter-se na sua organização durante toda a estação.
Todavia, se optar por comprar uma ou outra peça, selecione outro elemento do seu closet para desapegar. Assim, você mantém o equilíbrio e não deixa o seu armário superlotado.
Anote suas percepções
Você percebe que desenvolver um guarda-roupa cápsula envolve muito autoconhecimento? Para torná-lo ainda mais eficiente, invista em uma anotação trimestral das suas percepções e sensações durante as estações, principalmente no início da prática.
Isso estimula a tomada de consciência do que está dando certo e do que não funciona, quais foram os acessórios que faltaram e o que poderia ter sido desapegado, permitindo a criação de um planejamento mais eficaz para a próxima estação e, de quebra, um conhecimento profundo sobre si mesmo.
Investir no guarda-roupa cápsula traz mais estilo, praticidade e eficiência para a vida de qualquer mulher, sem contar que é sustentável e diminui o consumismo frequente. Lembre-se de separar os melhores itens de cada estação e montar combinações curingas para ter uma vida com criatividade e estilo.
E então, gostou das nossas dicas? Aproveite e continue lendo sobre o autocuidado feminino! Explicamos tudo sobre os benefícios do óleo de rosa mosqueta para sua pele no blog. Confira!
1 Comentário