Queloide cesárea: descubra o que causa e como deve ser feito o tratamento
O momento do parto é considerado o momento mais importante da vida da mulher, sendo um marco na vida de qualquer pessoa. Porém, por mais mágico que seja, sabemos que a cicatriz da cesárea pode ser motivo de preocupação para a mulher.
A queloide cesárea, diferentemente da cicatriz, não respeita os limites do corte feito durante o parto e apresenta relevo, comprometendo a aparência da região. No entanto, saiba que há maneiras de prevenir e até de tratar a marca.
Quer saber como? Acompanhe o post até o final e descubra!
O que causa queloide?
Não existe ainda um consenso entre os especialistas sobre o que causa as cicatrizes queloides. Contudo, a maioria concorda que é provável que seja uma disfunção do processo de cicatrização de feridas. O colágeno — uma proteína encontrada em todo o corpo — é útil para a cicatrização de feridas, mas quando o corpo produz em excesso, pode haver a formação de queloides.
O importante é saber que, ao contrário do que muitos pensam, queloides não são contagiosas e nem células cancerígenas. Então, elas não apresentam nenhum risco. Mas, é verdade que incomodam bastante, devido ao seu aspecto. Existe alguma incidência frequente de queloides nos seguintes fatores:
- ter pele morena ou negra — queloides são mais comuns em pessoas com pele morena ou negra;
- ter um histórico pessoal ou familiar de queloides — os queloides podem ocorrer em famílias, indicando que a tendência pode ser herdada. Se você teve um queloide, corre o risco de desenvolver outros;
- ter menos de 30 anos — é mais provável que você desenvolva um queloide se tiver entre 20 e 30 anos.
Como evitar queloides pós cesárea?
O risco pode ser minimizado com o fechamento cuidadoso da parede abdominal e, particularmente, da pele. Hoje, existem técnicas de fechamento e curativos específicos que ajudam a minimizar a chance de ocorrência de queloide. Para tal, é necessário conversar com seu médico obstetra para alinhar essas nuances de cuidados e orientações.
Acima de tudo, os cuidados que você deve ter com o corte da cesárea no pós-parto são de extrema importância para evitar a formação de queloides. Lavar suavemente com sabão neutro, além de deixar o local levemente úmido e hidratado com o uso de pomadas, vaselinas ou água mesmo, a depender da orientação do seu médico, evitando, assim, ao máximo, o ressecamento da área. O tempo médio de cuidados para se evitar queloides em adultos é de seis meses.
O que fazer quando ocorre a formação de queloides pós cesárea?
Se, mesmo tomando todos os cuidados, ainda assim ocorreu a formação de queloides na área da cicatriz da cesariana, há métodos aos quais recorrer. Caso haja a intenção de uma nova gravidez em pouco tempo, normalmente o cirurgião obstetra retira a queloide anterior para dar a chance de uma formação nova de tecido sem queloides.
Porém, se esse não for seu caso, o tratamento com o uso de laser, pomadas e injeções de corticoides podem ser benéficos e trazer bons resultados estéticos ao seu caso. Mas, há um método ainda mais simples: o uso de fitas de silicone.
Quando utilizadas em períodos pós-cirúrgicos, elas conseguem suavizar as marcas e evitam a má cicatrização. Então, converse com seu médico, para que ele avalie o seu caso e determine em quanto tempo após o parto você poderá utilizá-las.
Por fim, apresentar queloide após a cesárea, apesar de comum, não é preocupante de forma a ser maléfico à sua saúde. Porém, caso você se incomode com a aparência, há tratamentos e formas de minimizá-la ou, até mesmo, evitá-la por completo.
Gostou do conteúdo? Leia mais sobre a cicatriz cesariana neste post!