Mitos e verdades dobre o sono da beleza
Citado por diversas celebridades como um dos segredinhos para se manter com uma pele sempre jovem e radiante, o famoso “sono da beleza” já faz parte do imaginário coletivo da nossa sociedade. Mas será mesmo que dormir pode mesmo te ajudar a ficar mais bonita?
Diversos estudos que abordam o tema já concluíram que o sono interfere sim na saúde da pele.
É durante a noite que a pele se recupera dos danos causados no dia a dia por fatores externos, como a poluição. Quando uma pessoa não tem uma boa noite de sono, o corpo produz hormônios associados ao estresse que deixam a pele com a aparência pálida e cansada.
Estudos científicos já comprovaram que a falta de sono pode causar prejuízos como mais rugas e manchas e maior flacidez da pele. Além disso, uma pele que não descansa o suficiente costuma desidratar mais rápido e ficar sem brilho.
Não existe uma quantidade de horas considerada ideal para uma boa noite de sono, mas o período costuma ser estipulado entre seis e nove horas por dia, variando de pessoa para pessoa. Então, confira algumas dicas para ter o melhor sono da beleza.
Cuidados necessários no sono da beleza
Não basta dormir oito horas por dia religiosamente sem tomar alguns cuidados na hora de se preparar para o sono. O mais importante é limpar bem a pele antes de se deitar para retirar completamente a maquiagem e as outras impurezas que ficam na pele no decorrer do dia.
Esquecer de fazer isso pode fazer mais mal do que bem, independente de quantas horas de sono você teve.
Entre outras precauções que você pode tomar, estão:
- passar um bom hidratante, que seja adequado ao seu tipo de pele, e deixar fazendo o efeito durante a noite;
- prender o cabelo na hora de dormir para evitar que ele leve oleosidade ou outros tipos de impurezas para o rosto;
- garantir que seus lençóis e fronhas estejam sempre limpos e sejam feitos com um tecido macio para agredir o mínimo possível a pele.
Sleep lines
Como nem tudo são flores, o sono também está ligado ao surgimento das “sleep lines” ou “rugas do sono”. Como assim? Quando dormimos, a nossa pele fica em contato direto com a fronha do travesseiro ou até mesmo com o colchão. Dependendo da posição com que estamos acostumados a dormir, a pele se dobra e cria um vinco, que com o tempo e a degradação do colágeno pode se tornar permanente.
As posições de dormir que mais favorecem essas marcas são a “de lado”, em que a região do colo fica amassada entre os braços; e a “de bruços”, que deixa o rosto ainda mais pressionado contra o travesseiro, aumentando ainda mais as chances de aparecerem sleep lines no lado que fica em contato com a fronha. Para evitar o surgimento dessas rugas, o ideal seria dormir de barriga para cima. O problema é que essa posição tende a ser bastante desconfortável. Por isso, alguns truques podem ajudar a minimizar os sinais.
Alternar as posições e os lados em que você costuma dormir é uma boa, pois aumenta o intervalo em que a pele fica amassada numa determinada região, permitindo que ela descanse um pouco melhor.
Usar adesivos de silicone que mantêm a pele esticada durante o tempo de sono ajuda não só a prevenir, como também a tratar as rugas que já apareceram.
Experimente agora os Adesivos Antissinais Supérbia para Colo e descubra um jeito fácil e eficaz de tratar as sleep lines!
Gostou das dicas sobre o sono da beleza? E você, o que tem feito para deixar sua pele saudável e bonita? Conta para a gente nos comentários.